Já faz um tempão que não escrevo aqui; não por falta do que, e sim de tempo. Mas agora a disposição está a mil, tenho o que me faltava e muito assunto. Resolvi começar pelo mais recente: minha visita ao
Jardim Botânico.
Há muito queria ir até lá, mas sempre algo me impedia. No começo do ano passado estive às portas mas uma chuva tempestuosa atrapalhou meus planos. Literalmente a idéia da visita foi por água abaixo!
Já na entrada pode-se sentir o clima do lugar: uma paz surpreendente, o barulho do córrego Piraungáua (que ajuda a formar o Riacho do Ipiranga e cuja nascente se localiza dentro do Botânico - sendo um importante ponto histórico), o canto dos pássaros e a beleza exuberante que invade o olhar.
Lugar para caminhadas, contato com a natureza, ou simplesmente para se sentar em algum dos muitos bancos e relaxar. O Jardim abriga uma reserva com vegetação remanescente da Mata Atlântica onde podemos avistar dezenas de bugios se alimentando na copa das árvores, e até dormindo.
Um passeio de mais ou menos 2 horas que me deixou, além de surpresa com as belezas do lugar, renovada. Os cheiros, sons e imagens, às quais as fotos não fazem jus, tornaram minha visita inesquecível. O único senão é que as estufas estavam em reforma e só reabrem no final desse mês, mas aí sim, com uma exposição nacional de orquídeas - de 29 de abril a 01 de maio. Excelente oportunidade para quem ainda não conhece o Jardim Botânico.
(fotos by Cinthia Castro)
Dia 30 vou estar lá, pois além das orquídeas, que adoro e quero ver, há também uma oficina educativa de técnica de isogravura usando materiais recicláveis como isopor, uma mostra de bromélias e uma exposição de artes e artesanato. Passeio para o dia todo, já que no Botânico há um restaurante super charmoso com mesas sob a pérgula defronte ao riacho que serve uma comidinha por quilo deliciosa e super barata.
Serviço: Jardim Botânico, Av. Miguel Stéfano, 3031 (ao lado do Zoológico). Estacionamento R$ 5, entrada R$ 3, de terça a domingo.
Ah, e não se assustem com os sons que se ouvem pelo parque todo e que mais parecem uma briga de dinossauros, mas que são apenas os bugios conversando e se divertindo!