quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

MASP vivo


Há uns 4 anos escrevi aqui sobre meu descontentamento com o MASP. Eu estava bem brava!!!

Pois bem, volto ao assunto, dessa vez com ótimas notícias!


Estive lá essa semana para ver uma exposição de fotos do Cine Clube Bandeirantes e para rever o acervo exposto tal como o projeto original da Lina Bo Bardi e qual não foi minha surpresa ao ver um novo MASP.

A começar pelos funcionários mais simpáticos: os seguranças carrancudos em seus ternos pretos foram substituídos por outros (ainda que vestidos de preto) trajando uma despojada camiseta com o logo do museu recebendo e atendendo a todos com um sorriso no rosto! E olha que o movimento era bem grande - terça-feira, dia de entrada grátis!

E lá estavam eles, os icônicos cavaletes de cristal, transformando o 2o. andar do prédio em um enorme salão sem paredes, sem barreiras, arejado e iluminado pelas imensas janelas cobertas por persianas meio abertas, meio fechadas. Havia janelas inteiras abertas, dando vista para a Paulista e para o vão livre e bancos para as pessoas sentarem e apreciarem o movimento.

A proibição de se fotografar foi suspensa: em parte isso causa um certo "congestionamento" pois muitas pessoas querem fotografar as obras, mas por outro lado é possível fazer lindas fotos de todo o resto - da arquitetura, da vista, das pessoas... e da escadaria que liga o vão livre ao prédio, que estava aberta!!!
(Não levei a máquina, então essas fotos foram feitas com celular)

A lojinha também mudou e agora além dos livros oferece produtos com a marca do museu e reproduções de suas obras em marcadores, imãs e outras coisinhas... assim como a Pinacoteca já está fazendo.


Há 2 cafés, um no 1o. andar e outro no 1o. subsolo, com um precinho meio salgado, mas enfim, nem tudo é perfeito!! :-)


Esse sim é o museu que Sampa merece!!!




(fotos de Cinthia Castro)