quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Diário de viagem - Buenos Aires, III


O famoso bairro de La Boca, onde se localiza o igualmente famoso estádio La Bombonera do Boca Juniors, também abriga o Caminito, uma rua, ou beco, e seu entono que são referência turística em Buenos Aires. Esse pedaço do bairro é cheio de habitações bem precárias construídas no final do século XIX para abrigar imigrantes genoveses. Na década de 50 um grupo de vizinhos decidiu recuperar o lugar pintando suas casas de madeira e folhas de zinco com cores fortes e transformando suas ruas em um museu com obra de artistas locais. Assim nasceu o Caminito!

Ponto turístico mais conhecido da cidade com lojas de souvenirs, restaurantes com mesas nas ruas e banquinhas de artesanato atraem centenas de pessoas todos os dias que chegam sem parar em ônibus fretados vindos dos hotéis, agências e também dos grandes transatlânticos que estacionam ali por perto!

Na minha primeira visita ao local, há uns 5 anos, o movimento ainda era razoável, não haviam as banquinhas de artesanato, casais dançavam tango na rua para ganhar uns pesos, e era possível encontrar regalos bem simpáticos. Hoje a cena é outra: os casais paramentados não dançam mais, apenas cobram para posar para fotos e selfies, há galerias com stands vendendo basicamente as mesmas mercadorias com diferenças de cores e preços, quinquilharias vindas da china e a gente é praticamente laçado pelos atendentes dos bares e restaurantes! Vos digo, achei horrível!!!!


O que salva no Caminito é a Fundación Proa, uma fundação privada especializada em arte contemporânea localizada numa mansão italiana que foi totalmente restaurada para abrigar exposições, instalações, uma livraria e um delicioso café com vista panorâmica do Rio Riachuelo. Esse mês de dezembro segue em cartaz uma expo do artista chinês Ai Weiwei com a monumental instalação Forever Bicycles bem na entrada da fundação, para todos que passam por ali poderem ver. Isso sim é uma maravilha, a arte saindo dos museus e indo prá rua!








Diário de viagem - Buenos Aires, II


Coisas sobre mi Buenos Aires querido:

- Cúpulas!!! São dezenas, centenas, quase todo prédio aqui tem a sua! Art déco, art noveau, neoclássico e até as construções mais antigas em estilo colonial - BsAs é a cidade do ecletismo arquitetônico, e das cúpulas!

- O metrô daqui é o mais antigo da América Latina - da década de 1910, e foi crescendo daquele jeitinho, um puxadinho práqui, outro puxadinho prácola! Tem estações/plataformas antiqüíssimas e outras mega modernas. Ou é um corredor escondido no final da plataforma que te leva a outra linha, ou vai mesmo de elevador...se não ficar esperto, não encontra as passagens para fazer baldeação de uma linha para outra. Sem contar umas linhas operadas por uns trens do tempo do Sólis!

- E o trânsito? Uma zona assim como em Sampa! O povo para o carro em qualquer lugar prá comprar alfajor nos kioskos, todo mundo tem buzina e faz questão de mostrar, tem milhares de táxi disputando lugar com os ônibus, mas, é preciso que se diga: todos respeitam os pedestres, isso é maravilhoso!!! E também não tem motoboy por aqui!

Depois conto mais coisas!!




segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Diário de viagem - Buenos Aires, I

Sampa e BA tem muito mais em comum que a gente pensa!

Antes de ser presidente da Argentina, o Macri foi prefeito da cidade. Antes mesmo de ser prefeito, foi presidente do Boca Juniors, o time mais popular daqui. E antes disso, cuidava das empresas do pai! Prá quem não sabe, ele é filho de um empresário riquíssimo - dono de uma batelada de empresas dos setores de construção, coleta de lixo, correios, etc. Ou seja, o cara sempre foi empresário, e depois de levar o Boca ao topo, ficou tão popular que entrou para a política. Carreira meteórica.

O que me chamou mesmo a atenção foi essa plaquinha, que está em todas as obras na cidade. Você paulistano, lembra alguma coisa? Algo do tipo... "acelera São Paulo"?
Nããããoooo!! Eu que, de férias, tô aqui problematizando ao invés de me afogar nas Quilmes e Patagônias!!!

Feliz Navidad!!









sábado, 26 de agosto de 2017

Lady Driver


Mulheres maravilhosas de Sampa!
Depois de várias situações de assédio com motoristas de Uber, uma dessas manas empreendedoras resolveu dar um jeito nessa situação e criou um aplicativo de mulheres motoristas para mulheres passageiras. Lançado há pouco mais de 6 meses o app Lady Driver já conta com aproximadamente 5 mil motoristas.

Ontem foi minha primeira viagem pelo app e super indico!
Fiz a solicitação e a Vanessa, a simpática Lady que me levou a uma festa, me telefonou avisando que chegaria em 5min (tempo estimado pelo app), chegou, me convidou a usar o cinto de segurança (importantíssimo!), me presenteou com um brinde e me deixou no destino depois de 20min de um papo bem agradável!

Como ainda não são muitas motoristas, para uma cidade do tamanho da nossa, as vezes não há veículos tão próximos então pode demorar um pouco mais que nos aplicativos tradicionais mas conforme mais passageiras utilizarem o serviço mais motoristas teremos e menor o tempo de espera, sem contar que fortalecer o trabalho das mulheres é fundamental na nossa sociedade.

Por enquanto só na cidade de São Paulo. Em breve as Ladies estarão também na cidade maravilhosa!








sexta-feira, 23 de junho de 2017

Cenas de Sampa


Quando eu já estou quase desacreditando da humanidade dou de cara com esse portão!!



(foto Cinthia Castro)






domingo, 4 de junho de 2017

Diário de viagem - Itu, Museu Republicano



Entrando no museu o “guardinha” vem me entregar o ticket e explica que a entrada é de graça, que na sala da direita tem a exposição x, na da esquerda tem a y, e que o mais legal é subindo as escadas:


- É a sala onde houve a reunião secreta para derrubar D. Pedro!!!

Uau!!! 😲



Inaugurado em 1923, o museu está instalado em um sobrado bem no centro de Itu. Residência da família Almeida Prado é o local onde se realizou a chamada “Convenção de Itu”, em 1873 – reunião de políticos e fazendeiros de café (partidários da derrubada da monarquia) para discutir os rumos do país e a criação do Partido Republicano. A ata da convenção registra a presença de 133 pessoas! (deviam estar bem apertadinhos!!)



 Erguido no início do século XIX passou por uma grande reforma em 1867, datando desse momento sua fachada azulejada que se mantém até hoje. A azulejaria interna foi criada e instalada no saguão de entrada do museu nos anos 1940 com cenas representativas da história de Itu e do Brasil.


O museu expõe quadros e fotografias retratando os republicanos mais famosos, objetos, utensílios domésticos e mobiliários da época. Vale uma visita!


(fotos de Cinthia Castro)





sexta-feira, 14 de abril de 2017

Diário de viagem XIII, Uruguay

A última fotinho! Bem última mesmo!!


Montevideo é uma cidade muito agradável! As pessoas são muito calorosas e gentis; estão sempre dispostas a um bom papo sobre política, tem muito respeito pela Dilma e também pensam que foi golpe!!

Como não há metrô, andar de ônibus ajuda a conhecer melhor a cidade e ver coisas que não estão nos guias para turistas! Duas coisas legais: participar do Free Walking Tour pelo centro e ter me hospedado via AirBnB. Com certeza me aproximaram muito da história, da cultura e do modo de vida dos uruguaios!
Além da capital, fui a Colônia del Sacramento, uma cidadezinha localizada no estuário do Rio da Prata, e também a Punta del Este, lugar onde o magnífico rio se encontra com o oceano.
Colônia é uma cidade histórica, patrimônio da humanidade e uma mistura de Embú com Búzios com suas ruas de pedra, restaurantes, lojinhas de artesanato, casinhas coloridas e argentinos a dar com o pau!!! Lugar de sentar e apreciar o movimento das pessoas e do rio acompanhada por um bom vinho!
Uma passagem rápida por Piriápolis, e pela Casa Pueblo - um dos lugares mais estranhos e extravagantes que já visitei, e o desembarque em Punta!
Punta del Este é um lugar absolutamente bizarro! Uma cidade de 10 mil habitantes que durante o verão recebe 300 mil turistas! Casas de bilhões de dólares, apartamentos de 2 mil m² e até uma Trump Tower!! É lá que os milionários sul americanos se encontram para festejar e esbanjar!! Mas é absolutamente maravilhoso estar numa praia mansa (de rio) e dez passos adiante estar numa praia brava (de mar)!!
E foi assim, mais uma viagem, mais uma experiência sensacional por outras terras! Um tempo de contemplação, de descobertas e de encontro comigo mesma!

Agora, pensar no próximo destino!!



Diário de viagem XII, Uruguay

Juan Zorrilla de San Martín é o mais famoso poeta uruguaio. Seu poema Tabaré é considerado a epopéia nacional uruguaia. Composto por 4.500 versos fala dos amores do índio Tabaré pela espanhola Blanca, quando da ocupação do rio da Prata por volta do ano 1.580
Zorrilla morava numa casa bem bacanuda as margens do Prata num bairro chicoso de MVDeo. Transformada em museu, guarda seu mobiliário, obras de arte, vestimentas e otras cositas más!

Tarde fria e estou lá admirando os quadros, quando o segurança se aproxima e faz a pergunta clássica:
- Brasileña?
- Sí!
Me chama para ver um quadro em particular - uma aldeia, dois índios, uma mulher branca, e me pergunta se conheço o livro Iracema de José de Alencar. Na hora me lembro das asas da graúna, dos lábios de mel e por aí vai... Ele então esclarece que o quadro faz menção a obra máxima, Tabaré, que é a história contraria de Iracema. Lá, é uma espanhola que se apaixona por um índio!!!

Eis que continuo com a sensação de que somos os menos latino americanos da América Latina, o que é uma lástima!!






segunda-feira, 10 de abril de 2017

Diário de viagem XI, Uruguay




Os uruguaios tem muito orgulho do seu rio! Também pudera, é praticamente um mar. Do outro lado, desde MVDeo, a quase 300km, se chega na Argentina.

A partir do porto, até a divisa com o departamento de Canelones, são mais de 22km de Rambla, um calçadão que acompanha o rio e suas praias. A cada tanto do caminho tem uma praça ou um gramado, para sentar, soltar os perros ou simplesmente apreciar o movimento das águas.

É pelas Ramblas que o povo caminha, corre, pedala, paquera e acompanha o por do sol, espetáculo imperdível!




Diário de viagem X, Uruguay


Palácio Salvo, o edifício mais diferentão de MVDEO! Estilo art déco com um toque eclético, beeem eclético, com desenho inspirado na Divina Comédia de Dante - o mesmo arquiteto que o projetou é também autor do seu "gêmeo" em BsAs, o Palácio Barolo. 


Inaugurado em 1928 no lugar onde antes estava a confeitaria La Giralda, local onde foi tocado pela primeira vez o tango La Cumparsita. Lá está também o Museu do Tango. No subsolo havia um teatro onde até Josephine Baker se apresentou! Hoje é apenas garagem!!!!


(atentem-se para o lindo aparelho de ar condicionado que embeleza ainda mais a foto!!!)  😄





Diário de viagem IX, Uruguay


O cara mais pop aqui no Uruguay é o General Artigas. Nome de boulevard, rua, praça, avenida, prédio... José Gervásio Artigas é considerado o pai da pátria oriental. Federalista, lutou pela independência do seu povo "com sua espada e sua palavra"!


E lá está ele, bem no meio da Praça Independência, em bronze, montado sob seu cavalo! Sob ele, o mausoléu que abriga seus restos mortais - "Apreciamos que sobre las paredes del mausoleo se mencionan episodios de la vida del prócer con sus respectivas fechas, pero no aparece una sola de sus frases. La explicación es que el mausoleo fue inaugurado el junio de 1977, en plena dictadura militar, y cualquier frase de Artigas que se eligiera podía interpretarse como un alegato por la libertad y la democracia."


Ao fundo pode-se ver a Puerta de la Ciudadela na divisa entre a Ciudad Vieja e a nova e no canto inferior direito o Palácio Estevez e Museo de la Casa de Gobierno, onde vive o Coquimbo empalhado!!






Diário de viagem VIII, Uruguay

Um dos lugares mais legais aqui em MVDEO!

O Espacio de Arte Contemporáneo está hospedado numa antiga prisão de Miguelete. Inaugurado em 1888 foi a primeira prisão na América Latina a usar o modelo arquitetônico do pan-óptico que é um design que permite ao vigilante observar a todos os prisioneiros sem que eles possam perceber que estão sendo vigiados. A estrutura incorpora uma torre de vigilância no centro de um edifício anular, organizado em quatro celas radiais. Além do aspecto físico, este modelo busca gerar a sensação de um controle onipresente. A prisão foi fechada 1986, porém foi mantida como centro de reclusão de menores até 1990. Em 2008 o EAC ocupou o espaço como primeira etapa de um processo de recuperação.



O local apresenta aproximadamente 10.000 m2 construídos e nesta fase podem-se percorrer uns 1.200, em dois andares. A primeira etapa do trabalho afetou uma das quatro alas do prédio, e do térreo do EAC pode-se ver o contraste com o 3o. andar, que mantém o estado original da mesma forma que o pan-óptico e os demais três rádios.


















Ah, e as exposições são muito interessantes!!




Diário de viagem VII, Uruguay

Em Punta del Este, passando pelo bairro que tem o sugestivo nome de Beverly Hills, o guia vai falando sobre a riqueza toda do lugar:

- "aqui cada casa ocupa um quarteirão, não tem cercas, nem números - cada casa é "batizada" com um nome pelo dono, aqui não se conhece a palavra roubo..."

- "nessa aqui o dono plantou centenas de árvores para esconder a casa de 20 milhões de dólares, mas se vê os carros saindo da garagem, principalmente uma Ferrari amarela... é de um empresário brasileiro, dono da Grendene..."
- "ali na outra esquina é a casa do Chiquinho Scarpa, um playboy brasileiro, dava festas de milhares de dólares, para gente famosa, vinha o Antônio Bandeiras, aquele ator das películas.... dava né? Hoje em dia nem aparece! Quebrou!! É difícil essa vida de festas!!"

Nicolás, o melhor guia!!









Diário de viagem VI, Uruguay

Um dos lugares mais interessantes aqui do Monte VI - Fortaleza General Artigas, ou Fortaleza del Cerro para los íntimos. Um forte belíssimo, completamente conservado e que abriga um museu de armamentos e uma exposição sobre a história militar do Uruguai. Totalmente deserta, apenas um soldado tomando conta... baixinho, com um quepe por cima dos olhos, mascando chiclete, tipo Recruta Zero, saca?!?

O motorista que me levou até lá, contou toda a história do bairro do Cerro, que abrigou imigrantes lituanos e russos que trabalharam muitos anos nos frigoríficos e onde a ditadura mais desceu o cacete!!! Me recomendou que não andasse sozinha pelo local!


Depois do tour, só eu lá no alto do morro, fazer o que?? Como é que eu vou embora?? Wifi prá chamar uber?? Nem fu...

Lá vem correndo o Recruta Zero: 
- Ya va señorita?
- Sí!
- Voy a llamar un taxi para usted!! Un momentito!!

É muito amor!!!






<3 span="">

Diário de viagem V, Uruguay

Motorista do uber, motorista do táxi, (hoje foi um de cada), mesmíssima conversa:

- Brasileña?
- Si!
- Yo soy de izquierda
- (e eu só escutando!)
- Pero lo que hicieron con Dilma??? ¡Qué horror! ¡que vergüenza!


Poizé!!! e eu só escutando! e com vergonha!! né?
É mesmo uma pena que sejamos os menos latino-americanos de toda América Latina!! Una lástima!!

Diário de viagem IV, Uruguay


99% dos uruguaios saem de casa com a cuia de mate e a térmica! Qualquer lugar que se vá e até mesmo na rua eles estão armados com essa dupla. Há acessórios lindos para carregar o kit mas quase sempre vai a térmica embaixo do braço mesmo!


Vai entender... vocês sabem que prá mim água quente só no café e no banho!!

(foto no Jardim Botânico de Montevideo)




Diário de viagem III, Uruguay



Reza a lenda que o presidente Venancio Flores e "su perro", Coquimbo, eram inseparáveis. Estavam sempre juntos, inclusive nas batalhas. 


Um belo dia, pelos idos de 1868, o cão tentou impedir seu dono de sair de casa e como estava muito inquieto Venancio decidiu sair sozinho e foi aí que a tragédia se deu! Nesse dia foi assassinado por um grupo de desconhecidos!



E é assim que eles se encontram hoje no Museo de la Casa de Gobierno: um embalsamado, o outro a óleo! 





Diário de viagem II, Uruguay

Hoje faz um frio de respeito, muito respeito!! Mesmo assim as meninas andam por aqui metidas numas sandálias de mais de 10cm de plataforma!! E que equilíbrio!

Aqui no Facal, o café mais tradicional da cidade, há apenas um garçom, correndo prá dentro e prá fora pois tem uns argentinos sentados lá fora... coitado, deu com a testa na porta de vidro que alguém fechou e ele nem percebeu. O óculos voou longe e o galo saltou na hora! 


Enquanto isso um senhorzinho na mesa ao lado lê o jornal, toma um café e fala ao telefone... a conversa parece tensa até que ele aos brados: "non me rompam las pelotas!!!"


Bom dia, dia!





Diário de viagem I, Uruguay



Uruguaios, mal os conheço mas já os considero pacas!! #LaIgualdadSeAprende


As pessoas são imensamente gentis no trânsito, há placas com nome das ruas em TODAS as esquinas, centenas de ônibus, mas nem precisava... se quiser ir para qualquer lugar só pegar o 116, ciudad vieja... passa em toda Montevideo!!

Ah, e por aqui pouca gente sabe o que é senha! Em qualquer lugar tem um wifi abierto!!!