quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Museu do Futebol

Dizem por aí que o Brasil é o país do futebol. Também dizem que esse esporte é o ópio do povo. Concordo com o que dizem, mas isso não me impediu de visitar e gostar, de um dos museus mais modernos de Sampa. Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol tem por missão "investigar, divulgar e preservar o futebol como manifestação cultural brasileira", e isso ele faz muito bem!

Já estive lá duas vezes: a primeira com um amigo, muito jovem e torcedor ferrenho do Palmeiras (o que é uma prova enorme de amizade para uma São-Paulina), e a segunda com alguns usuários da ONG onde trabalho. Em ambas foi um passeio delicioso; na primeira delas por conhecer um museu tão diferente e interessante e poder fazer isso na companhia de tão querido amigo e na segunda por ver no rosto das pessoas que eu acompanhava a alegria por estar ali. Para que vocês possam entender um pouco melhor, trabalho em uma casa de acolhida que recebe moradores de rua, a maioria dessas pessoas jamais entrou em um museu ou mesmo em um estádio de futebol - um deles andou pela primeira vez de escada rolante nesse dia.

Foi uma emoção, tanto é que guardei, e reproduzo agora, o depoimento de um colega de trabalho que me acompanhou: "Foi um passeio muito simples e ao mesmo tempo muito intenso. Ver o rosto de cada um dos conviventes, como se fosse uma criança recebendo um belo presente; ver o brilho no olhar como de alguém que encontra uma pedra preciosa, me faz ter a certeza de que as pequenas coisas da vida escondem os maiores tesouros."


Foto by Cinthia Castro


Aos que gostam do esporte bretão a visita é imprescindível. Aos que não gostam muito, ou quase nada, deixem o preconceito de lado e aproveitem para descobrir o quanto o futebol pode ser, além do ópio do povo, uma manifestação cultural.




Nenhum comentário:

Postar um comentário