No final do ano passado, passeando pela Paulista me dei conta do lindo prédio ao lado do Masp, abandonado, pixado, com cara de mal assombrado! Fiquei pensando no desperdício que é ter todo esse espaço que poderia servir de morada prá muita gente, alí, desse jeito, juntando sujeira!
Surpresa! Não está mais abandonado! O Dumont-Adams, esse é o nome dele, vai virar MASP Vivo! Comprado pelo Museu em 2005, com patrocínio da empresa Vivo, esteve envolvido em polêmicas desde então. Primeiro queriam demolí-lo para uma nova construção, uma torre equivalente a um prédio de 30 andares, para ser uma espécie de anexo ao MASP - plano vetado pelo Departamento de Patrimônio Histórico de São Paulo.
Depois de todas as brigas, novos projetos, palpites de todos - justiça e sociedade civil, a reforma começou e parece, sim parece, que o lindo prédio neoclássico será restaurado, mas revestido por uma espécie de pele de vidro, uma fachada, como muitos dos novos prédios da avenida. Que horror!!!
Acho a idéia de transformar esse espaço em um anexo ao museu, bem legal, já que o projeto prevê a abertura de uma escola de pós-graduação em museologia, história de arte e restauro, além de espaço para novas exposições. Talvez a cara que isso venha a ter não seja das mais simpáticas, vamos ter que esperar para ver o resultado final, que acho que nem demorará muito já que a movimentação no local tá bombando!
No topo do prédio, consta que a Nestlé, em troca de um bom dinheirinho, abrirá um café.
vista lateral do Dumont-Adams (fotos by Cinthia Castro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário