segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Ginger em Santos - Valongo


Um dos mais imponentes e aristocráticos bairros de Santos, Valongo é onde se localiza a famosa Estação Inicial da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, de 1.867 e o Armazém 1, o mais antigo do porto.

Ao longo dos anos, como normalmente acontece com as regiões centrais das grandes cidades do nosso país, tornou-se uma região degradada abrigando oficinas para caminhões, ferro-velhos, cortiços, casarões, armazéns e estabelecimentos antigos, abandonados e em situação precária.

Por volta de 2.010, após revitalizar boa parte do Centro Histórico, a Prefeitura Municipal de Santos anunciou investimentos também para completa recuperação do Bairro do Valongo dentro do Projeto Alegra Centro.

A Estação de Trem foi totalmente restaurada e hoje abriga a Secretaria de Cultura e um simpático bistrô. Bem em frente um casarão do século 19 foi totalmente recuperado e transformado no Museu Pelé (você pode acompanhar esse processo no blog São Paulo Antiga). Há também o Santuário Santo Antônio do Valongo, uma linda igreja datada de 1.641.

Santos está de parabéns não só por tratar seu passado com todo respeito, mas também por promover o turismo em uma região riquíssima de atrações históricas e, principalmente, por devolver a cidade para proveito dos seus moradores!


(Fotos - Cinthia Castro)



Nenhum comentário:

Postar um comentário