quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

MASP vivo


Há uns 4 anos escrevi aqui sobre meu descontentamento com o MASP. Eu estava bem brava!!!

Pois bem, volto ao assunto, dessa vez com ótimas notícias!


Estive lá essa semana para ver uma exposição de fotos do Cine Clube Bandeirantes e para rever o acervo exposto tal como o projeto original da Lina Bo Bardi e qual não foi minha surpresa ao ver um novo MASP.

A começar pelos funcionários mais simpáticos: os seguranças carrancudos em seus ternos pretos foram substituídos por outros (ainda que vestidos de preto) trajando uma despojada camiseta com o logo do museu recebendo e atendendo a todos com um sorriso no rosto! E olha que o movimento era bem grande - terça-feira, dia de entrada grátis!

E lá estavam eles, os icônicos cavaletes de cristal, transformando o 2o. andar do prédio em um enorme salão sem paredes, sem barreiras, arejado e iluminado pelas imensas janelas cobertas por persianas meio abertas, meio fechadas. Havia janelas inteiras abertas, dando vista para a Paulista e para o vão livre e bancos para as pessoas sentarem e apreciarem o movimento.

A proibição de se fotografar foi suspensa: em parte isso causa um certo "congestionamento" pois muitas pessoas querem fotografar as obras, mas por outro lado é possível fazer lindas fotos de todo o resto - da arquitetura, da vista, das pessoas... e da escadaria que liga o vão livre ao prédio, que estava aberta!!!
(Não levei a máquina, então essas fotos foram feitas com celular)

A lojinha também mudou e agora além dos livros oferece produtos com a marca do museu e reproduções de suas obras em marcadores, imãs e outras coisinhas... assim como a Pinacoteca já está fazendo.


Há 2 cafés, um no 1o. andar e outro no 1o. subsolo, com um precinho meio salgado, mas enfim, nem tudo é perfeito!! :-)


Esse sim é o museu que Sampa merece!!!




(fotos de Cinthia Castro)










domingo, 3 de janeiro de 2016

Jornada do Patrimônio



Hoje eu tive a oportunidade de conhecer o primeiro "arranha-céu" da cidade. Fechado há alguns anos, o prédio que fica na Líbero Badaró, está sendo restaurado e deve estar pronto em novembro próximo. É um dos mais charmosos da região e onde desde muito eu sonho morar!! rsrs
Impossível, já que a secretaria de cultura se mudará prá lá quando tudo estiver tinindo! Mas tive o gostinho de poder ver como o Sampaio Moreira, esse é o nome dele, está sendo cuidado, e ainda, subir ao terraço para me maravilhar com a vista do Anhangabaú e do Municipal.

A visita só foi possível porque esse foi o final de semana da 1a. Jornada do Patrimônio de São Paulo: visitas a imóveis históricos e roteiros de memória além de oficinas e palestras para re-conhecimento de bens culturais da cidade. Graças a Prefeitura de Sampa, através da Secretaria de Cultura, a população teve a chance, nesses 2 dias, de conhecer o passado da cidade representado no seu patrimônio histórico, cultural e ambiental que se estende por todas as regiões.
Além do SM visitei a Chácara Lane, o Drosophyla (misto de bar e bazar instalado num casarão da década de 20), o Museu da Tatuagem, e uma passadinha pelos antigos conhecidos Theatro Municipal, Edifício Matarazzo - sede da prefeitura e a Praça das Artes. Uffaaa! Tinha mais uma dezena de visitas que eu gostaria de fazer, mas o tempo não dá prá tudo!
É preciso que eu faça um agradecimento a todos os envolvidos nessa jornada: arquitetos, porteiros, vigilantes e funcionários públicos, que receberam os visitantes com o maior carinho e disposição. Foi maravilhoso, e a quem saiu reclamando por aí... ano que vem fiquem em casa!!!
É muita sorte da cidade ter um prefeito tão 'moderno' e tão preocupado em fazer com que a população ocupe de vez o espaço público que nos pertence! Valeu pelo findi, Haddad!!!

(esse texto foi postado no FB em 13 de dezembro de 2015)


(foto de Cinthia Castro - vista da janela do 11o. andar, Edifício Sampaio Moreira)