Belíssimo!! Não há outra palavra para descrever os 3 hectares de jardim que abrigam as mais importantes obras do escultor. O Pensador, A Porta do Inferno, Ugolin... Nenhuma das fotos pode traduzir o que senti ao vê-los. Era um dos lugares que eu mais queria ver em Paris e foi muito mais do que eu podia imaginar!
Todo o terreno, incluindo um palacete do século XVIII, o Hotel Biron, foi comprado por Rodin em 1908 para servir como sua residência parisiense e 8 anos depois doado ao Estado, juntamente com suas obras, biblioteca, cartas e coleções para a fundação do museu! É possível apreciar também quadros de Van Gogh e Munch que faziam parte da coleção particular do artista, além de muitas esculturas de Camille Claudel, aluna e grande amor de Rodin.
Há no d'Orsay um dos bronzes da Idade Madura de Camille, em lugar de destaque, mas poder vê-lo no lugar onde ele foi concebido é uma experiência muito mais emocionante, mesmo estando em uma sala abarrotada de outras peças!
Há também uma exposição temporária no anexo do museu - Rodin, La Chair, Le Marble, com mármores magníficos do mestre, muitos deles cedidos por colecionadores particulares especialmente para essa exibição.
Enfin, a lojinha do museu é de arrepiar os euros da carteira! Tudo muito caro, mas, é preciso admitir, tudo de muitíssimo bom gosto! Quando vier a Paris, visite o Musée e leve pelo menos um lápis de souvenir!!
Musée Rodin - 79 Rue de Varenne, 7e Arr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário