domingo, 4 de junho de 2017

Diário de viagem - Itu, Museu Republicano



Entrando no museu o “guardinha” vem me entregar o ticket e explica que a entrada é de graça, que na sala da direita tem a exposição x, na da esquerda tem a y, e que o mais legal é subindo as escadas:


- É a sala onde houve a reunião secreta para derrubar D. Pedro!!!

Uau!!! 😲



Inaugurado em 1923, o museu está instalado em um sobrado bem no centro de Itu. Residência da família Almeida Prado é o local onde se realizou a chamada “Convenção de Itu”, em 1873 – reunião de políticos e fazendeiros de café (partidários da derrubada da monarquia) para discutir os rumos do país e a criação do Partido Republicano. A ata da convenção registra a presença de 133 pessoas! (deviam estar bem apertadinhos!!)



 Erguido no início do século XIX passou por uma grande reforma em 1867, datando desse momento sua fachada azulejada que se mantém até hoje. A azulejaria interna foi criada e instalada no saguão de entrada do museu nos anos 1940 com cenas representativas da história de Itu e do Brasil.


O museu expõe quadros e fotografias retratando os republicanos mais famosos, objetos, utensílios domésticos e mobiliários da época. Vale uma visita!


(fotos de Cinthia Castro)





Nenhum comentário:

Postar um comentário