segunda-feira, 15 de junho de 2015

Burgundy e Coccinelle em Sampa


Em mais uma passagem pelo centro velho da cidade resolvi entrar no edifício Banco de São Paulo na Pça. Antônio Prado. Projetado pelo arquiteto Álvaro de Arruda Botelho, belíssimo exemplar da Art Déco, foi entregue em 1938 para ser a sede do banco fundado pela família Almeida Prado no final do século XIX.

Passando por pesadíssimas portas de ferro dá-se de cara com um saguão ricamente decorado com o que havia de mais nobre na época: mármore Carrara, mosaico de pastilhas de cerâmica, mesas de granito maciço decoradas por cristais, lustres de alabastro, além de madeiras e couros trabalhados pelo Liceu de Artes e Ofícios. O elevador que fica no mezanino é uma obra de arte por si só, emoldurado por madeira de lei e um enorme relógio que ainda hoje marca pontualmente dia e hora.


Admirando a beleza do monumental saguão nem percebi a aproximação da Heloisa! Vestido de seda, meias finas e salto alto, coque banana, toda trabalhada no batom burgundy! Très chic! Ela se apresentou e começou a conversa me enchendo de perguntas: de onde eu era, se era turista, se conhecia o prédio...  falou dos programas gravados lá nos últimos tempos, ofereceu guias da cidade, me disse que era tradutora de francês da secretaria (nesse prédio funciona a secretaria de Estado da Juventude, Esportes e Lazer) e daí a conversa ficou diferente!! (sempre achei que está escrito psicóloga na minha testa! Verdade! E a cada dia acredito mais nisso, mesmo que EU não consiga enxergar as letras!!)

Voltando ao papo com a Heloisa: depois de me contar que era tradutora formada ela me perguntou se eu entendia de computador e já foi contando de um amigo libanês muito querido, morando na França, prá quem ela queria enviar um email com uma figurinha mas não estava conseguindo!! Me pegou pela mão e me arrastou até uma sala com um computador aberto em uma página com zilhões de desenhos de joaninhas... “o símbolo da nossa amizade é a coccinelle!” falou com corações-zinhos saindo pelos olhos! Feito o favorzinho prá minha mais nova amiga, ainda acompanhei a escrita do email em francês para o tal amigo, ganhei café, muitos mercis e uma marca do burgundy na bochecha!

Ah! Sampa! Uma surpresa a cada esquina!



(foto de Cinthia Castro)






Nenhum comentário:

Postar um comentário