quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Diário de Viagem, Berlim

Ainda continuo tentando entender minha estada em Berlim. Sabe quando você não sabe muito bem se gostou ou não de alguma coisa, tá na dúvida? Pois é assim que eu me sinto, mesmo já fazendo um tempinho que estive lá, não consigo me decidir!


É claro que a cidade é interessante, palco de acontecimentos históricos recentes e muito relevantes, marcados a céu aberto - é possível ver e tocar pedaços do Muro de Berlim em alguns pontos da cidade, e até mesmo comprá-los (não acredito que sejam legítimos, mas, enfim, deve ter quem compre!). Sempre está rolando algum tipo de protesto no Portão de Brandenburg - em defesa dos animais, pela verdade do que acontece na Venezuela, contra o nazismo, e aquelas que não consegui traduzir do alemão! rsrs

Há também museus importantes que exibem um pouco da história do mundo - o Pergamon com suas coleções de arte da antiguidade clássica e de arte islâmica, ou o Neues Museum que exibe a linda cabeça de Nefertiti, além de tantos outros. Bem no meio do Rio Spree há uma Ilha dos Museus, o que não houve foi tempo, e nem euros, para todos

A cena de arte urbana é igualmente interessante, seja no East Side Gallery - pouco mais de 1km do Muro todo grafitado, seja no bairro de Kreuzberg com a presença ilustre dos Gêmeos, até a Urban Nation uma galeria com trabalhos de grafiteiros de todos os cantos do mundo.

Como boa turista conheci alguns dos pontos mais famosos da cidade: o Portão de Brandenburg, o Reichstag, a Siegessäule - aquela coluna onde ficavam os anjos do Wim Wenders, Alexander e Potsdamer Platz. Comi currywurst na rua e bebi Berliner Weisse no biergarten, peguei chuva, sol, e o  frio que eu tanto adoro, andei sem rumo pelas ruas no outono berlinense. Muitos turistas, menos que em AMS, mas tão barulhentos quanto!

Enfim, fico com essa dúvida, até ter a oportunidade de visitar novamente a cidade!



3 comentários:

  1. Gostei bastante de ler sobre sua dúvida acerca de Berlim. Fiquei com a sensação de devemos andar mais "sem rumo" pelas cidades, lugares. O rumo certo é o que te impede de conhecer o incerto, de estar aberto ao imprevisto. se perder para se achar...mas ainda sim, continuar a querer se perder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, só agora vi seu comentário! Sorry!
      (por algum motivo não recebi email avisando)
      Tenho uma amiga que morou 10 anos em Munique e me disse que eu iria gostar muito mais de lá do que de Berlim... talvez ela estivesse certa! Terei que ir a Munique para tirar a dúvida! rsrs
      De qualquer maneira viajar é sempre maravilhoso! Já estou com coceira nos pés, e no corpo todo, para embarcar em uma nova aventura! ;-)

      Excluir