quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Diário de viagem, Amsterdam

Amsterdam é uma cidade encantadora, lembra um pouco aquele kit de montar 'o pequeno engenheiro', e parece ter saído de um conto de fadas! Um conto de fadas chuvoso.

Essa época do ano, outono em Amsterdam, chove. E para. E chove de novo. E sai sol. É assim, as vezes não dá nem tempo de abrir o guarda chuva. As vezes você consegue mas o vento leva embora, porque também venta, bastante!
Mesmo assim com esse tempo meio doido é uma delícia andar pelas ruas estreitas cheias de lojinhas descoladas e cafés e canais e bikes e maconha.

Sim! Amsterdam cheira a maconha. Talvez o povo já esteja acostumado, mas quem tá chegando sente logo a 'brisa' no ar! Sobre as bikes não vou nem falar, ou melhor, vou sim, se bobear, te atropelam! Pedestre não é respeitado em lugar nenhum!

E a cereja do bolo: a praça dos museus com o Museu Nacional, o famoso Rijks e o Museu Van Gogh.
A visita ao Rijks já valeria só pelo prédio maravilhoso, mas lá dentro está um dos mais famosos Rembrandts além da leiteira do Vermeer. Ambos imperdíveis!
Quanto ao Van Gogh, well, os mais belos estão em Paris, mas a lojinha do museu tem os gifts mais incríveis que eu já vi! (Um capítulo a parte é o monte de gente causando tumulto e provocando filas pois agora todo mundo tem que se plugar num audio guia e ficar horas frente a um quadro ouvindo uma voz bonita contando histórias, ou seja, agora também é preciso que alguém te diga o que ver, como ver e o que pensar sobre o que se vê! Onde foi parar a emoção de apenas olhar e 'sentir' uma obra de arte?)

48 horas, esse foi o pouco de tempo que eu fiquei em Amsterdam, me divertindo tentando entender o raio de língua que os caras falam, tentando me fazer entender no raio de língua que eu falo, escolhendo comida por foto e rindo muito dos micos que a gente sempre passa quando frequenta 'festa estranha com gente esquisita'!

Dag, doei, tot ziens Amsterdam!




Um comentário: