segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Diário de viagem, Buenos Aires, IV




O Palacio del Congreso de la Nación Argentina é esse prédio imenso aí da foto, onde se reúnem os 257 deputados e 72 senadores para sessões legislativas e fica na mesma avenida da Casa Rosada, a Av. de Mayo, no extremo oposto.

O prédio monumental, em estilo "eclético greco-romano" (boa parte da arquitetura em BsAs é bem eclética!! rs), foi inaugurado no começo do século passado depois de quase 10 anos de construção e 1.000 trabalhadores contratados. Conhecido a época como Palacio de Oro por conta de todo dinheiro gasto na sua construção, gerando escândalo e investigação dos partidos de oposição ao governo conservador do presidente José Figueroa Alcorta.

A visita guiada ao prédio foi conduzida por uma senhora bem simpática e igualmente irritada: com os turistas americanos que falavam demais e andavam de menos atrasando o tour e também com os seguranças que insistiam em seguir o grupo, pois os senadores estavam no prédio para participarem de uma comissão importante aquele dia - os gabinetes dos senadores se localiza em outro prédio ao lado do Congresso. Era dia 26 de dezembro e estavam todos trabalhando!!!


No plenário ela nos contou como se distribuem os partidos: a direita da mesa diretora ficam os políticos do partido governistas, a esquerda os do partido de oposição e os outros partidos menores se concentram no meio do recinto. Como nem os governistas nem a oposição tem a maioria, tudo precisa ser negociado com os partidos menores, do centro! Já ouviram falar em algo parecido??


O interior do prédio é igualmente imponente e luxuoso, com enormes lustres de cristal, salões de descanso ricamente decorados, biblioteca e cafeterias em todos os andares.









(nas fotos: câmara dos deputados, quarto azul, hall of the lost steps e biblioteca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário