quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Diário de viagem - Buenos Aires, III


O famoso bairro de La Boca, onde se localiza o igualmente famoso estádio La Bombonera do Boca Juniors, também abriga o Caminito, uma rua, ou beco, e seu entono que são referência turística em Buenos Aires. Esse pedaço do bairro é cheio de habitações bem precárias construídas no final do século XIX para abrigar imigrantes genoveses. Na década de 50 um grupo de vizinhos decidiu recuperar o lugar pintando suas casas de madeira e folhas de zinco com cores fortes e transformando suas ruas em um museu com obra de artistas locais. Assim nasceu o Caminito!

Ponto turístico mais conhecido da cidade com lojas de souvenirs, restaurantes com mesas nas ruas e banquinhas de artesanato atraem centenas de pessoas todos os dias que chegam sem parar em ônibus fretados vindos dos hotéis, agências e também dos grandes transatlânticos que estacionam ali por perto!

Na minha primeira visita ao local, há uns 5 anos, o movimento ainda era razoável, não haviam as banquinhas de artesanato, casais dançavam tango na rua para ganhar uns pesos, e era possível encontrar regalos bem simpáticos. Hoje a cena é outra: os casais paramentados não dançam mais, apenas cobram para posar para fotos e selfies, há galerias com stands vendendo basicamente as mesmas mercadorias com diferenças de cores e preços, quinquilharias vindas da china e a gente é praticamente laçado pelos atendentes dos bares e restaurantes! Vos digo, achei horrível!!!!


O que salva no Caminito é a Fundación Proa, uma fundação privada especializada em arte contemporânea localizada numa mansão italiana que foi totalmente restaurada para abrigar exposições, instalações, uma livraria e um delicioso café com vista panorâmica do Rio Riachuelo. Esse mês de dezembro segue em cartaz uma expo do artista chinês Ai Weiwei com a monumental instalação Forever Bicycles bem na entrada da fundação, para todos que passam por ali poderem ver. Isso sim é uma maravilha, a arte saindo dos museus e indo prá rua!








Nenhum comentário:

Postar um comentário