domingo, 14 de outubro de 2012

Au revoir, Paris!

Meu último dia na Cidade Luz!
Parto amanhã cedo para Barcelona, segunda etapa da minha viagem!

Paris é uma cidade linda! Cheia de idiomas, cheiros, surpresas! Poucas cores, mas um sabor especial! Vi quase tudo o que queria ver... não fui a Versalles nem a Arles, o tempo não ajudou... vai ficar para a próxima!

Algumas vezes as pessoas perguntaram o que eu estava fazendo no hotel, que não estava passeando pela cidade: férias também servem para descansar! Não foi preciso passar o tempo todo perambulando por aí... 10 dias são suficientes até para passar o tempo na cama olhando pela janela, para os telhados de Paris, vendo a chuva cair... simples assim!


Dois super parceiros: Paris a Pé da Insight Guides e Museum Pass. O primeiro me levou a lugares incríveis, contou detalhes e curiosidades, me ajudou a caminhar pela cidade sem me perder, a tomar o metrô sabendo para que lado devia ir... o segundo, além de me fazer economizar uma boa grana, me proporcionou o melhor: nada de filas!! Há sempre uma entrada preferencial para quem o possui - a não ser no primeiro domingo do mês, onde a maioria dos museus tem entrada gratuita e sem preferência!


Duas figuras super importantes: M. Félix, o concierge do Hotel Victoria. Fala qualquer língua que você puder imaginar, está sempre disponível a prestar informações, procurar horários de trem, imprimir tickets de viagem, além de ser uma figura agradabilíssima, chamando a todos de querid@ sempre com um sorriso no rosto! E Frederick, um alemão enorme, o atendente da noite, que fala um português impecável e tirava o café da máquina para mim todas as vezes, muito divertido e completamente doido a reclamar e esbravejar em uma mistura de alemão e francês quando alguma coisa não dava certo como ele queria, o que acontecia quase sempre!!

Os companheiros de viagem: os amigos aí do Brasil, com quem falei por skype ou chat, ou que comentaram minhas fotos, ou ainda me deixaram recados no FB... foi muuuuito legal ter vocês comigo aqui! Companhia luxuosa!!

Deixo Paris sentindo um orgulho grande de mim mesma: chegar até aqui, outro continente, outra língua, sozinha, um oceano a me separar da minha casa e das pessoas que amo e me amparam sempre que preciso, sem falar francês, passar pela imigração espanhola cheia de medo (!!!), outro avião, outro aeroporto, puxando minha mala pelos corredores de Orly sem saber prá que lado me virar... foi bem pouco assustador!! Mas saio daqui muuuito feliz por ter conseguido que tudo desse certo, sem problemas! 

É bom sonhar... é bom lutar... é bom demais realizar!!

Espanha, aqui vou eu!!



4 comentários:

  1. Parabéns pela viagem Cinthia, obrigado por nos brindar com tão belas fotos da cidade luz, captadas pela sua singular sensibilidade, pude me sentir viajando com vc.
    Agora deixe de lado os croissants e se jogue nas paellas... rsrs
    bjão

    ResponderExcluir
  2. Só posso dizer que mesmo sem sair de casa viajar com seus olhos e coração foi, e está sendo algo muito prazeroso. Aqui nas noites ou no final de semana, olhando seus clics e imaginado as reações descritas ante as impressões que teve. Os Museus e as "encomendas" dos lugares a visitar, é comum olharmos fotos postadas por amigos que estão em viagem, ou mesmo quando nós somos os viajantes,damos uma olhadinha só, mas ir dessa forma a Paris com você foi realmente especial, guardarei seu guia, pra quando eu for a cidade luz. Parabéns pelo sonho realizado!!

    ResponderExcluir