sábado, 13 de outubro de 2012

Giverny


Depois de dias de chuva, hoje o Astro-Rei finalmente apareceu! Desde que cheguei vinha adiando minha ida a Vernon esperando por ele, e tinha me proposto a ir nesta sexta com qualquer tempo, já que meus dias de Paris estão chegando ao fim... mas, ele resolveu me presentear com sua companhia! E lá fomos nós, visitar os Jardins de Monet em Giverny!

E que maravilha! É mesmo inspirador viver em um lugar assim! Andar pelos mesmos lugares e ver as mesmas paisagens que Monet via é mágico. Ver o lugar onde ele viveu e trabalhou por mais de quarenta anos... Ver de onde vieram as Nympheas que tanto me emocionaram no L'Orangerie... Giverny inteira é um jardim! Imagino quão mais linda deve ser na primavera! Devo voltar!

A ponte japonesa está lá, igualzinha aos quadros! A luz também! As cores! É como se eu já tivesse estado ali! Mas dessa vez a visita se encheu de outras sensações, sons, cheiros... Meu caso de amor com Monet só faz aumentar!!

Não é um passeio barato: entre metrô, trem, ônibus e tickets de entrada são quase 50 euros, sem contar os souvenirs irresistíveis da lojinha, mas valem cada centavo. Saindo de Paris, leva-se uma hora para chegar até lá, em trem e ônibus super confortáveis e pontualíssimos!

Uma pena não ter tido tempo para passear por Vernon, no caminho é possível ver uma catedral belíssima bem no centro da cidade, que também é cortada pelo Sena, mas o intervalo entre o ônibus e o trem é o suficiente apenas para um café!

Em tempo, nem na ida, nem na volta, ninguém sequer me pediu as passagens. Na Gare Saint Lazare, de onde parte o trem, e onde comprei os bilhetes, havia um funcionário na plataforma que me disse ser aquele o meu trem, mas sequer conferiu, e na volta, há na estação uma máquina onde inserimos o bilhete para ser validado e é só... não há catracas nem controle algum. Parece coisa de primeiro mundo! :-)









Um comentário: