terça-feira, 9 de outubro de 2012

Champs Elysées



Sair de La Concorde em direção ao Arc de Triomphe, andando calmamente pela Champs Elysées, primeiro pelos jardins, depois apreciando as vitrines das lojas mais chiques da cidade em um domingo de outono, sol, mas muito frio, é o que eu chamo de dia perfeito!

Quanto mais me aproximo do Arc, mais meu coração acelera, e quando finalmente chego a Place Charles de Gaulle, ele parece que vai explodir, e é nesse momento que choro pela segunda vez em Paris. Por sorte, quase na esquina um banco vazio e eu sento tentando me acalmar... quase meia hora só apreciando: o monumento, as pessoas, o movimento do trânsito, ônibus de excursão! C’est la fête! (dizem que as seguradoras não cobrem os acidentes de trânsito ocorridos aqui!)

Quando me decido ir até lá, por onde? Não há semáforos para atravessar a rua e até que eu descubra que se faz isso por uma passagem subterrânea, lá se foi um bom tempo! Já no caminho é possível ver a fila para a bilheteria... tudo aqui tem fila!!!

Saindo da terra, diretamente sob o Arc... que maravilha. Ele é mesmo muito grande!!! E cheio de história, pelas paredes, no chão, no teto... um símbolo da França! Agora é subir e apreciar a vista das alturas. Mais de 200 degraus e o coração agora disparado por conta do esforço para vencer a escadaria meio sinistra!! Mas valeu a pena, muito! É possível avistar a cidade inteira lá do alto. A Torre, Sacre Couer, o Louvre, La Defénse...

Paris é linda do alto também!

Na volta, uma parada para apreciar as belezas do Grand e do Petit Plais e bem ao fundo é possível avistar o Hôtel de Invalides com o domo dourado e, como acontece quando caminhamos sem preocupação e sem destino, surpresa ao chegar a Pont Alexandre III... ficou mais famosa depois que Adele gravou lá aquele clipe tão triste! Mas a ponte é belíssima! Rodeada por tótens e estátuas douradas que reluziam ao sol do final da tarde! Magnifique!


Descer até o rio, sentar-se a beirada e ficar observando a tarde, os Batteaux-Mouche e as Vedettes do Sena passarem não tem preço!!! Domingo perfeito!!















2 comentários: